sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Estudar e trabalhar/estudar ou trabalhar

Eu estou a dois anos e meio na UFF e sinto que fiz a escolha certa ao privilegiar os estudos e abrir mão de dividi-los com um trabalho. No entanto, não é fácil ter que conviver com o apertado orçamento que me é imposto pela bolsa de extensão que tenho. Isso fica ainda pior quando o pagamento da mesma atrasa, como está acontecendo agora. Ainda assim, creio que foi a melhor escolha, é claro que nem todos os estudantes da minha condição sócio-econômica poderiam se dar a esse luxo. o fato de não ser casado e não ter filhos para sustentar ajuda bastante. A minha família também tem sido muito importante, na verdade, tem sido desde o início e eu não teria chegado aqui sem o seu apoio. Com tudo isso, ainda ficam as dificuldades que essa minha opção me impõe. Eu certamente estaria ganhando mais dinheiro se estivesse trabalhando, mas sei que meus estudos seriam prejudicados. Sei até que poderia conciliar a universidade com um trabalho, afinal foi o que fiz no caso do meu Ensino Médio. Entretanto, eu sei que não poderia ter aproveitado a universidade da mesma maneira que pude aproveitar durante esse período e sei muito bem como isso influiu positivamente na minha formação atual. O ideal é que todos os estudantes pudessem dedicar-se aos estudos sem a preocupação financeira nas suas costas, mas infelizmente nós não vivemos no mundo ideal e sim no mundo real. Portanto, muitos estudantes, e o meu caso está longe de ser o mais grave, são obrigados a constantemente terem a preocupação dividirem a necessidaade de ganhar dinheiro com os estudos.

Nenhum comentário: