terça-feira, 28 de agosto de 2007

O velho problema da xerox

No último sábado eu vi uma reportagem do Jornal Nacional falando sobre a ação das editoras contra a prática tão comum nas universidades de se usar xerox de textos para as aulas. Parece que dessa vez vão mesmo pôr um fim na festa dos que ganham uma boa grana com xerox nas universidades. O problema é que os alunos que como eu não têm a mesma facilidade para comprar livros também podem sair prejudicados por essa ação. A questão dos direitos autorais já havia sido discutida aqui num tópico anterior em que afirmei ter lido na internet o novo livro da série Harry Potter. É claro que reconheço como justo que quem investe na criação e publicação de um livro tem todo o direito de não ser esbulhado por cópias clandestinas; na verdade, eu sempre preferi encontrar na biblioteca o livro que contivesse o texto recomendado pelo professor. O grande problema é que as nossas bibliotecas estão com um problema sério de acervo e são raras as vezes em que eu consigo encontrar um livro que procuro para as minhas leituras acadêmicas. As editoras dizem que querem resolver o problema vendendo trechos de livros nas universidade, de certa forma, elas estarão assumindo o papel que era das xerox que existem, mas preservando os seus direitos autorais. O sujeito que vi sendo entrevistado disse que pretendem não onerar os alunos, mas é difícil levar essa promessa a sério. Da minha parte, acho que os alunos vão ter que encontrar opções para o caso das editoras serem bem-sucedidas em seus planos. Pressionar a universidade para investir mais no acervo das bibliotecas e garantir que a aquisição de novos livros esteja em sintonia com o que os professores exigem de nós é uma das idéias que tenho. É claro que se trata de medida de médio e longo prazo, a curto prazo acho que uma idéia seria criarmos um banco de xerox nos DAs para ajudar quem estivesse em dificuldade de conseguir material. Uma coisa é certa, não dá para nós alunos ficarmos parados diante dessa nova situação que está se apresentando.

Nenhum comentário: