sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Atualmente eu estou cursando duas disciplinas no meu sexto período aqui na UFF: Prática de Ensino I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira é obrigatória para a minha licenciatura, mas a segundo eu estou fazendo porque me interesso por essa área. Na primeira eu estou tendo o meu primeiro contato efetivo com a realidade de uma escola pública. Esse primeiro contato tem ajudado bastante, pois tudo o que se ouve em debates sobre educação pública, nas salas de aula ou o que lemos, não é capaz de se comparar com o que eu já vi nas três primeiras experiências que eu tive. As dificuldades que um professore vai encontrar são enormes e a experiência que estou tendo certamente vai me ajudar bastante se eu seguir mesmo o magistério. Na última segunda-feira eu estive numa palestra com professoras que tratavam dessa questão que envolve a iniciação de graduando como eu na docência e de como era importante a universidade investir nisso. De fato, a idéia de que alguém só tome contato efetivo com a realidade de uma escola pública no seu primeiro dia de trabalho é absurda. Na verdade está sendo muito bom ter essas duas disciplinas no mesmo período, pois o que estou vendo em EJA está sendo muito útil para entender que as dificuldades que certamente vou encontrar caso venha a dar aulas em escola pública não sirvam de desculpa para me acomodar. Nessas horas é sempre bom recorrer a Paulo Freire, de quem já ouvi muitas críticas, mas que diz coisas fundamentais para quem quer se tornar professor; nesse caso específico, ele diz que as dificuldades encontradas não podem servir de desculpa para um professor não cumprir o compromisso que ele assume com seus alunos. Um professor dever lutar sim por melhores salários, por respeito à sua profissão, por melhores condições de trabalho, mas jamais dever usar a falta desses elementos como desculpa para se acomodar e não procurar oferecer o melhor de si aos seus educandos, antes mudar de profissão a ter que oferecer o que Paulo Freire chamava de "educação bancária". Eu não sei ainda se vou seguir a carreira no magistério, mas caso aconteça, vou me esforçar ao máximo para ser coerente com essa idéia.

Nenhum comentário: