quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A prática de ensino na universidade

Depois de um longo tempo aqui estou eu de volta, de agora em diante vou me esforçar para não ficar tanto tempo sem postar. Vou falar sobre a minha primeira experiência efetiva numa escola pública, como parte da disciplina que estou cursando. Eu pude constatar de maneira clara uma parte dos enormes problemas que as pessoas enfrentam ao dar aula numa escola pública. De fato, não é fácil lidar com crianças que em princípio não parecem nenhum pouco dispostas a estudar, que ficam a maior parte do tempo em conversar paralelas, perturbam os poucos que parecem dispostos a prestar atenção na aula e não parecem ter muito respeito pela professora. Nessa aula que assisti havia pelo menos dois alunos especialmente problemáticos. É claro que tal situação sempre da margem para aqueles que não vêem salvação para o ensino público e para os que só querem pegar o seu no final do mês e pouco se importam com a solução dos problemas que afligem escolas como a que eu fui. Da minha parte o que eu vi só me fez convicto de que é preciso um esforço muito grande para a superação desses problemas. É claro que a ação do governo se faz necessária e tem que ser cobrada, afinal para que pagamos tanto imposto? No entanto, não podemos ficar na dependência da "boa vontade" de nossos governantes. A escola pública é de todos e cabe a todos a luta pela sua recuparação. De nada adianta a universalização do ensino sem que essa venha acompanhada da universalização da sua boa qualidade, entretanto, para que isso aconteça, é necessário que haja uma mobilização geral das pessoas. Eu vi naquela sala um monte de crianças com problemas, mas a escola não vai resolvê-los sozinha, é preciso que a família seja chamanda à participar. Creio que só como a união de Escola e Família, e aqui coloco-as com letras maiúsculas no início, pois entendo que são instituições fundamentais para garantir um ensino de boa qualidade para nossas crianças. A recuperação do ensino público tem que começar de baixo para cima, só assim poderemos superar todos os problemas que este tem enfrentado nas últimas décadas.

Nenhum comentário: