sábado, 29 de setembro de 2007

A questão do REUNI na UFF

Na última quarta-feira aconteceu a reunião do Conselho Universitário da UFF ( CUV ) para a discussão do REUNI. Esse projeto que o governo federal preparou para as universidades está causando uma grande polêmica no meio acadêmico universitário. Uma pena que essa polêmica não tenha chegado à sociedade em geral. A questão da universidade pública é algo que diz respeito a todos, inclusive àqueles que não conseguem entrar. Na verdade, essas pessoas são que não estão na universidade tem sido o principal argumento dos defensores do REUNI. Frequentemente os que se opõem ao projeto são acusados que estarem impedindo o que seria uma tentativa de universalizar o ensino superior no Brasil. De fato, o que está previsto no projeto é mesmo essa universalização, o problema é o tipo de universalização que estão querendo fazer. O que parece bem claro é que essa universalização está sendo feita do mesmo modo como foi feita a universalização do ensino básico no Brasil, ou seja, a partir de uma queda vertiginosa da qualidade do ensino público. Logo quando eu entrei na universidade eu já encontrei toda essa polêmica em relação à reforma unversitária; aos que se opunham a ela eu logo perguntei se eram contra a reforma universitária do governo Lula ou simplesmente contra qualquer reforma na universidade. Da minha parte, eu não tenho dúvida de que a Universidade precisa de uma reforma, pois tem uma série de problemas estruturais que precisam ser resolvidos. Durante o CUV eu ouvi um dos professores dizer que os privilégios existentes dentro do meio acadêmico precisam ser combatidos, eu concordo com ele, mas não concordo que esses privilégios sejam substituídos pela precarização prevista no REUNI. Eu quero que a Universidade seja reformada, mas que seja uma reforma que faça a Universidade trabalhar em prol da sociedade e não em prol do mercado.

Nenhum comentário: