terça-feira, 25 de setembro de 2007

A polêmica do livro didático 2

Ontem eu conversei com uma de minhas professoras na universidade sobre o tal livro didático que está causando tanta polêmica. Como essa minha professora atua na área de educação eu fiz questão de levantar esse assunto com ela em aula. Para minha sorte ela tinha lido o livro e até prometeu trazê-lo para nós. A visão dela também não é muito favorável, embora as suas objeções não sejam pelos mesmos motivos que alguns dos principais críticos que tem escrito nos jornais como o Ali Kamel, por exemplo. Na verdade, em termos de ideologia eu arrisco a dizer que ele deve ter muito em comum com o autor do livro que ela também critica. No entanto, a crítica dela se dá a partir do fato que ela viu no livro muito mais uma propaganda de uma visão política sem que houvesse uma preocupação em oferecer ao aluno a oportunidade de confrontar essa visão com outras diferentes. De certa forma ela estava reafirmando a minha posição na postagem anterior ao me pautar na visão de Paulo Freire de que a educação nunca é neutra, mas que também não pode ser feita de verdades absolutas que são atiradas às pessoas sem que essa tenha meios de contestá-la. A minha professora também reclamou do estilo do livro que ela achou muito pesado para uma turma de ensino fundamental. Espero que ela realmente traga o livro para ser discutido em sala, acho que será bem interessante.

Nenhum comentário: