segunda-feira, 10 de março de 2008

Ato na reitoria

Hoje de manhã tivemos um ato que foi em passeata até a reitoria para protestar contra as políticas repressivas da atual gestão de Roberto Salles e Emanoel. Em minha opiniião foi um ato importante e que valeu apena, apesar dos problemas enfrentados, desde as dificuldades de organização, passando pelo fato de não termos conseguido mobilizar a quantidade de pessoas que gostaríamos que tivesse ido. Ainda assim foi um bom ato, com mobilização e passagens de sala. O maior problema se deu no final, com um tumulto na hora de entrar no cinema onde estava se dando o evento, houve confunsão com seguranças e alguns de nossos colegas, mas no final conseguimos entrar e fizemos várias falas que foram recebidas com hostilidade por muitos ali presentes. Ao final do ato fizemos uma plenária de avaliação do mesmo e muitas falas partiram do princípio de que a maneira como foi feita a intervenção foi infeliz e que muitos ali no cinema poderiam estar do nosso lado se a intervenção tivesse sido feita de outro modo. Em minha avaliação, os problemas verificados no ato devem ser discutidos, mas eu discordo da idéia de que seja possível conseguir o apoio daquela galerinha que estava no cinema, quem se dispunha a isso foi até onde estavamos fazendo a plenária e deu o seu apoio, o resto, como eu disse na minha fala, está pouco se importando com os problemas da universidade. Eu faço parte de uma organização política, OELI ( Organização dos Estudantes em Luta Independentes ), cuja visão política defende que só pelo enfrentamento às políticas repressivas e privatizantes do reitor é que poderemos construir uma universidade realmente voltada para a construção de uma sociedade mais justa. É essa a luta que temos levado adiante a quase dois anos desde a fundação do Acampamento Maria Júlia Braga: O Quilombo do Século XXI. Essa luta vai continuar, mesmo depois da covarde expulsão do acampamento do Gragoatá.

Nenhum comentário: