terça-feira, 2 de outubro de 2007

bolsas de estudo na universidade

Quando eu entrei na UFF a minha idéia era estudar e trabalhar ao mesmo tempo, no entanto, eu passei o meu primeiro período sem precisar fazer isso e vi o quanto era melhor poder se dedicar de maneira quase integral aos estudos. Eu que fiz o meu ensino médio trabalhando e estudando ao mesmo tempo pude perceber bem a diferença. Por conta dessa constatação eu decidi que me manteria na universidade sem procurar um trabalho efetivo, mas é claro que isso não seria possível com a ajuda da minha família, embora eles tivessem sido fundamentais nos meus dois primeiros períodos, não havia como me sustentarem durante toda o meu curso. Eu consegui uma bolsa de estudos na área de extensão a partir do meu terceiro período e venho me mantendo com ela desde então. Antes de mais nada eu vou dar uma pequena idéia de como funciona o sistema de bolsas de estudo aqui na UFF: existem as "bolsas treinamento", são dadas aos alunos mais pobres, uma forma de assistência estudantil. As bolsas de maior prestígio, entretanto, são as de "iniciação científica" e as de "monitoria". Eu acabei optando pelas de Extensão, mas no momento enfrento o problema de estar com o pagamento atrasado vários meses. Esse é um dos maiores problemas de quem depende de bolsa de estudos na universidade, dá para ver que a situação de pessoas como eu não é tratada com a devida prioridade. O fato é que essas bolsas, principalmente para os estudantes mais pobres como eu, são uma forma de garantir a presença na universidade. Os atrasos atrapalham enormemente as nossas vidas, como está acontecendo comigo agora. É por isso que a questão da assistência estudantil teria que ser uma luta prioritária dentro do movimento estudantil, mas é claro que isso só vai ocorrer quando os que dependem mais dessa assistência entenderem que precisam entrar na arena da luta em vez de esperarem que outros o façam por eles. Eu já entendi isso, mas sinto, infelizmente, que ainda faço parte de uma minoria entra os estudantes mais pobres dessa universidade.

Nenhum comentário: