sábado, 15 de dezembro de 2007

Reflexões de sábado

Estou aproveitando que a biblioteca da UFF está abrindo aos sábados para colocar essa postagem. Esse tem sido um ano bem agitado para mim na UFF. Minha participação na vida política da universidade tem sido intensa, bem mais do que eu esperaria quando aqui entrei. É fato que a minha visão de mundo mudou muito desde que estou na universidade, todo acesso ao conhecimento que tive me fez rever uma série de conceitos antigos. A vida no acampamento, por sua vez me enriqueceu de um modo que não poderia ter acontecido se eu tivesse uma vida universitária de garoto de classe média. O fato de ter aprendido a cozinhar, por si só, é uma experiência que vou levar para toda a minha vida. Da mesma forma que a vida no acampamento me fez refletir também sobre vários conceitos que eu tinha a respeito do papel das pessoas na sociedade, ou mesmo numa relação à dois. Hoje me sinto bem mais apto a lidar com essas situações do que antes de ter entrado na UFF. São lições que eu vou levar para sempre comigo. Isso sem falar em todas as discussões que eu participei no acampamente e que me permitiram um cabedal teórico que somente os livros não poderiam me dar, pois foram essas discussões que me permitiram ter o interesse e as ferramentas necessárias para buscar na leitura o complemento do que se chama de currículo oculto, algo que o acampamento me permitiu ter e que tem sido de grande ajuda na minha vida acadêmica. Enfim, são grandes experiências que eu vou levar comigo depois que o acampamento acabar e que vão me ser úteis pela vida afora.

Nenhum comentário: