segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Reflexões de final de ano

O ano está terminando e é inevitável as reflexões sobre o que foi feito ao longo dos últimos meses, o que deu certo e o que foi um erro. Eu posso dizer que tenho conseguido manter o ritmo da universidade apesar das dificuldades e dos muitos outros compromissos que me vejo obrigado a aceitar. Sei de muitos colegas meus que estão tendo dificuldade com isso, na verdade, já há uma discussão entre eu e outros colegas sobre como seria possível ajudá-los nesse sentido. Da minha parte eu tenho que conciliar a minha vida acadêmica com as dificuldades do dia-a-dia, principalmente em relação a dinheiro. Eu ainda tenho que conciliar tudo isso com as lutas políticas em que me envolvi. Não reclamo dessa dificuldades, essas lutas políticas, principalmente em relação ao Acampamento Maria Júlia Braga: O Quilombo do Século XXI e sua luta pela construção da moradia na UFF, me permitiram um crescimento muito grande em termos pessoais, crescimento esse que eu jamais teria tido se tivesse me isolado das lutas políticas. Até hoje eu me lembro da minha hesitação quando me disseram que eu teria que ir ocupar a Casa do Estudantes Fluminense (CEF) naquele momento, uma tarde de domingo, se eu não tivesse vencido os meus medos e hesitações provavelmente nem estaria na universidade hoje. Isso foi a mais de três anos, mas sempre me lembro disso quando bate um certo cansaço de lutas políticas que parecem não levar a lugar nenhum. Quando algo assim acontece eu sempre penso que essas lutas sempre servem para algo, nem que seja para nós mesmos e nosso crescimento enquanto pessoas.

Nenhum comentário: