sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dilemas de final de período

O meu sexto período do curso de história está terminando, e eu estou preocupado. Até hoje eu tenho levado a universidade com relativa tranquilidade, passei em todas as matérias, tenho um bom CR e boa quantidade de CAs (créditos acumulados). No entanto, este tem sido um semestre em que tenho encontrado muita dificuldade com os estudos. É verdade que foi um semestre pauleira, com as minhas atividades políticas com a OELI (Organização dos Estudantes Independentes em Luta) e os problemas de atrazo da minha bolsa de extensão e as dificuldades do acampamento. Na próxima semana vou ter que fazer um esforço concentrado para terminar uma série de trabalhos para as disciplinas que estou cursando e garantir assim, mais um semestre vitorioso em meu objetivo de completar a universidade em no máximo cinco anos. A verdade é que agora atingi a metade do curso, eu me vejo tendo que fazer escolhar que vão definir a minha vida na UFF. Sinto-me confuso com as possibilidades que me são apresentadas. Aqui na UFF nós que fazemos história temos dois tipos de escolha na hora de construir a nossa grade de estudos: um eixo cronológico, o meu preferido é o de Moderna, e o eixo temático, o meu preferido é o de cultura e mentalidades. Entretanto, eu vejo que os dois eixos que quero são meio complicados de fazer aqui na UFF; além disso eu me vejo cada vez mais interessado em questões que dizer respeito a educação; não que eu queira mudar de curso e fazer pedagogia, mas eu já penso em fazer o mestrado nessa área. Como se tudo isso não bastasse eu descobri hoje que é possível um estudante de história fazer a sua monografia na educação. É realmente complicado, é claro que antes de pensar em monografia e mestrado eu tenho que passar pelas disciplinas que estou fazendo nesse período, o que também não está nada fácil. Fico imaginando quantos estudantes não passam pelos mesmos problemas, só espero que eu consiga resolver os meus.

Nenhum comentário: