sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

calourada no curso de história da UFF

Calourada é um termo que usamos no curso de história da UFF para substituir um outro termo que se tornou um tanto marcado pelos atos de violência e sadismo de certas pessoas, no caso eu estou falando do termo "Trote". É uma preocupação que nós temos em nosso curso de deixar o termo trote de lado. Alguns até levam a série isso demais, por exemplo, querendo proibir que se pinte calouro para pedir dinheiro na rua. Pessoalmente acho que isso deve ser de acordo com a vontade do calouro, alguns acham divertido então não há porque considerar errado, seria se fosse algo forçado, mas não é o caso, pelo menos em nosso curso. Eu ainda lembro quando entrei em 2005, não precisei me pintar, apenas passei pelo mesmo ritual que os outros, tendo que subir num tablado e responder uma série de perguntas, rolou um certo constrangimento, mas no final foi tranquilo, dei uma contribuição para pagar uma cerveja e me iniciei no mundo universitário. Nesse ano há uma série de programações para a calourada e podemos dizer que a mesma começou hoje. Tivemos a inscrição dos calouros e foi distribuído um manual para os calouros terem uma breve introdução a respeito da universidade e o que vão encontrar nela. Eu que faço parte do Acampamento Maria Júlia Braga - O Quilombo do Século XXI - e também da OELI ( Organização dos Estudantes em Luta Independentes ) estive lá. Dei uma pequena ajuda na confecção do manual para que fosse distribuido, mas a minha principal preocupação era ver se o texto que ajudei a escrever com a Mariana, minha colega de acampamento e de OELI tinha saído, e mais importante, se tinha saído na íntegra, isso porque rolou uma polêmica com alguns grupos políticos a respeito do conteúdo, que foi alegado por alguns estar partidarizado demais. O fato é que houve mudanças e claro que vão gerar discussões, não só entre nós internamente, tanto enquanto OELI quanto como acampamento, até para fazer a necessária diferenciação entre os dois, mas a discussão também vai se dar a respeito dos critérios que nortearam as mudanças no texto que numa primeira discussão interna foi considerada um tanto problemática. Numa próxima postagem eu vou colocar o texto no seu formato original e discutir a mudanças que ocorreram no manual.

Nenhum comentário: