quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dia de inscrição

Hoje foi o meu dia de inscrição para o novo semestre da universidade. Me inscrevi para 5 disciplinas, mas fui cortado de uma e vou ter que cancelar outra por causa do horário e colocar outra no lugar. Ainda estou com esperança de terminar a universidade no final do ano que vem, mas sei que não vai ser fácil. Outro dia um colega meu disse que não "querem" que ele se forme, pois tinha se inscrito em 7 disciplina e tinha sido cortado de 4. Um dos grandes problemas da UFF, e que deve se repetir por outras universidades é a falta de mais disciplinas e professores, o que leva ao lotamento de algumas matérias e a necessidade de cortes. As reclamações mais constantes é a dificuldade provocada por professores que fazem de tudo para não dar aula na graduação. Aqui na UFF rola uma espécie da "cague e ande" para a graduação. A preocupação maior, ou melhor, a "menina-dos-olhos" do departamento de história é a sua pós-graduação, ao ponto de muitos alunos da mesma se considerarem acima dos alunos que compõem a "ralé da graduação". Eu fico imaginando se essas pessoas não tem em mente que uma pós-graduação boa precisa de uma graduação igualmente boa para se manter. No ano passado houve choro e ranger de dentes no departamento de história por causa do rebaixamento da nota da pós-graduação da história pela CAPES. Após muitos anos se orgulhando de ter nota 7, agora vão ser obrigados a engolir uma nota 6 pelos próximos 3 anos. Será que não passou pela cabeça de ninguém que esse rebaixamento pode ter como uma de suas razões o descaso com que a graduação vem sendo tratada nos últimos anos? Só espero que as pessoas começem a refletir sobre isso, e, é claro, que os alunos da graduação também saibam exigir o respeito e o cuidado que merecem.

Nenhum comentário: