quarta-feira, 18 de julho de 2007

Humanas X Exatas 2

Neste ano eu fiz uma disciplina chamada Psicologia da Educação V que me pôs em contato com vários alunos que cursam disciplinas da área de Exatas. Vários foram os momentos em que ficou evidente as diferentes visões e a maneira equivocada como alunos de uma área vêem os da outra. Tal situação ficou evidente durante os seminários quando uma das alunas que cursava Matemática falou sobre as suas dificuldades com a leitura, procurando justificar isso como parte das características de alunos de sua área. São questões muito comuns que surgem nessas horas. O fato de alguém estudar numa área como Exatas a tornam necessariamente refratária a leitura? Esta não tem utilidade na área de exatas assim como a habilidade matemática é inútil na área de Humanas? Eu penso que muitos clichês foram durante tanto tempo recitados que se transformaram em quase dogmas. E o pior é que até os professores ajudam a passar esse problema adiante ao demonstrar a sua ignorância sobre o que se passa em áreas de ensino longe da sua. Isso ficou patente durante uma prova, quando a nossa professora ficou escandalizada quando um aluno da área de Exatas pediu para fazer a prova de lápis. Para ela era um absurdo um aluno fazer tal pedido, pois afirmava que a prova é um documento, portanto devia ser feita à caneta. É verdade que esse é um preceito estabelecido na área de Humanas, mas não significa que o mesmo aconteça numa área como Exatas, onde nos foi explicado que era inviável usar canetas numa prova de calculo. Tais diferenças demonstram o quanto precisamos avanças para acabar com o isolamento e a ignorância existentes entre nós sobre o que acontece nas disciplinas das outras áreas. Um professor que eu tive no segundo período disse para a minha turma uma vez que se você ficar limitado aos cursos em que se inscreveu não vai poder dizer que fez uma universidade e eu acho que ele está certo, não que eu pretenda pegar uma disciplina na Física, por exemplo, mas é muito importante acabar com esse isolamento que existe entre os estudantes de áreas diferentes, pois nós somos igualmente afetados pelos problemas mais sérios que existem na UFF.

Nenhum comentário: