segunda-feira, 16 de julho de 2007

Reflexões de final de período

Estou aqui em quase férias, pois só deverei ter mais uma aula no dia 23 para terminar esse período. Já estou quase na metade da universidade e sinto que ainda não fui capaz de aproveitá-la na sua totalidade, pelo menos no que se refere ao seu sentido acadêmico. O fato de ter me decidido a mudar meus planos originais de conciliar o estudo com um trabalho efetivo foi justamente pela possibilidade de aproveitar melhor o que a universidade tem a oferecer em matéria de palestras e seminários, onde eu poderia aprender até mais do que aprendi nas aulas. Isso se deu num seminário sobre a questão do negro, onde eu descobri que a lei Áurea só beneficiou 5% dos negros da época, pois o restante já era livre. Coisas assim eu não aprendi em sala de aula e nem em livros didáticos. Infelizmente eu não tive a chance de ter uma quantidade maior de experiências como essa. Eu lembro também da fala do meu professor de Geohistória dizendo que não podemos ficar limitados a pegar matérias apenas em nossos cursos ou estaremos apenas fazendo um curso e não uma universidade. Questões como essa me preocupam visto que não parece haver nenhum interesse das pessoas que dirigem essa universidade em acabar com essa estranha segregação que existe entre os diferentes cursos e áreas. Em minha opinião deveria haver tentativas de integrar áreas diferentes como humanas e exatas, mostrar como uma poderia ajudar a outra. Infelizmente o que eu vejo é um ridículo clima de Vasco X Flamengo entre essas áreas, quando deveria haver integração. Talvez coubesse a nós estudantes quebrar esse clima, mas parece que não há interesse mesmo entre nós de fazer isso. É mesmo uma pena.

Nenhum comentário: