sábado, 13 de outubro de 2007

A discussão do REUNI na UFF

Na semana que vai se iniciar a UFF vai estar envolvida na discussão do REUNI, vai haver um reunião com os principais conselhos de deliberação da instituição para uma tomada de posição da universidade sobre esse projeto que o governo Lula quer implantar. Diversos grupos políticos dentro da UFF desejam barrar o REUNI por lá; eu mesmo faço parte de um desses grupos. A minha grande questão a contra o REUNI é poder constatar que por trás dele há uma visão a respeito do ensino que sempre guiou todas as reformas educacionais feitas no Brasil desde os anos 1930, ou seja, a idéia de que devem existir dois tipos de ensino em nosso país: aquele voltado para os mais abonados da sociedade e o ensino feito especificamente para os mais pobres. Um dos principais argumentos dos defensores do REUNI é que vai colocar o povo na universidade, aqui na UFF eu tenho ouvido isso a todo o tempo, mas eu me pergunto que tipo de universidade é essa em que o povo vai poder entrar? Fico imaginando se não vai acontecer com o ensino superior o que já acontece com o fundamental e médio, onde a contrapartida da universalização do ensino foi uma brutal queda de qualidade no ensino público. Fico imaginando se por trás do REUNI não há o desejo de se criar "ilhas de excelência" nas universidade como já existem nas escolas públicas de ensino médio e fundamental, onde boa parte dos mais abonados estudam, enquanto a população mais pobre fica quase toda "confinada" em escolas caindo aos pedaços e com falta de professores. A grande verdade é que parece haver na cabeça das pessoas que formulam as políticas de ensino no Brasil a convicção de que é impossível conciliar a universalização da escola pública com a boa qualidade do seu ensino. No entanto, eu me recuso a aceitar essa convicção. Por conta disso é que me coloco contra o REUNI.

Nenhum comentário: