sexta-feira, 5 de outubro de 2007

seminários na UFF

Assim que eu entrei na UFF pude perceber que uma verdadeira universidade não se faz apenas assistindo aulas. Pude perceber também o quanto podemos aprender ao frequentar a vida acadêmica da universidade, através de palestras, seminários e outros eventos afins. Foi num seminários do PENESB, um dos muitos núcleos existentes na UFF, neste caso, dedicado ao estudo da situação do negro na sociedade brasileira, que eu fui descobrir que quando a lei áurea foi assinada, apenas 5% da população negra do Brasil ainda era escrava; eu nunca havia lido nada disso nos livros didáticos em que estudei antes de entrar na UFF. Essa foi uma das razões que me fizeram optar por me manter com uma bolsa de estudos em vez de procurar um trabalho regular, eu sabia que desse modo não teria a oportunidade de aproveitar de fato tudo o que a universidade tinha a me oferecer, desde então eu tenho participado de todos os eventos possíveis dentro da UFF. Nos últimos dois dias eu participei do Seminário de Graduandos em História Moderna da UFF. Fiquei especialmente feliz ao constatar que esse seminário foi organizado pelo próprios alunos e que graduandos de várias universidades do país apresentaram seus trabalhos. Por ser trabalhos de graduandos dava para ver o nervosismo, a dificuldade na hora da apresentação e as limitações dos próprios trabalhos, mesmo assim foi uma experiência muito interessante para mim que fui apenas ouvinte e, certamente, melhor ainda para os que apresentaram trabalhos. Eu já tive essa experiência no ano passado na Semana de Extensão da UFF e posso dizer que é muito boa. Só espero que novas experiências como essas sejam possíveis, tanto para mim como para outros graduandos da UFF.

Nenhum comentário: