quarta-feira, 23 de julho de 2008

Notícias do ENEH 3

Uma das coisas que mais me desagradaram no ENEH foi o comportamento da grande maioria da UFF enquanto delegação. O que se viu ali foi reproduzido também pelas outras delegações, mas eu estudo na UFF e o que os meus colegas fazem me afetam diretamente. O ENEH está estruturado num tripé Político/Acadêmico/Cultural. Não há nada de errado nisso em si, mas infelizmente isto vem sendo usado para justificar posturas degeneradas que transformam o ENEH num mero evento turístico. É claro que diversão é parte de um evento como esse, eu mesmo fiz um tour pela cidade com várias pessoas num domingo, conheci pessoas de outras universidades, e fui "batizado" na Babilônia, um dos eventos festivos do encontro. Não tive qualquer problema em me divertir nas horas em que isso era possível, mas o que vi de muitas pessoas é uma dedicação do seu tempo a diversão. O ENEH teve diversas atividades importantes, debates, palestras e GDs ( Grupos de trabalho ), além de mini-cursos, que foram esvaziados em nome de diversões inconsequentes e ócio absoluto. Na plenária final houve quem propusesse algum tipo de regra para acabar com isso, é claro que eu me posicionei contra, não por não concordar com os motivos que levaram o formulador da proposta, mas por entender que não é com o estabelecimento de regras escritas que vamos conseguir combater esse tipo de atitude degenerada. A grande verdade é que se não houver da parte das pessoas uma séria reflexão sobre suas atitudes, essas situações só tendem a piorar, e isso só vai ser possível se começar-mos a pautar um debate sério junto aos estudantes, sem medo de tencioná-los, expondo as suas contradições.

Nenhum comentário: