quinta-feira, 24 de julho de 2008

Tomada de posições

No último ENEH foi aprovada uma resolução que pregava o apoio a construção de um movimento negro classista. Essas resoluções normalmente representam muito mais uma tomada de posição frente a uma questão do que o desejo de construção de um projeto político a ser colocado em prática. No ENEH foram aprovadas mais de cem dessas resoluções. De qualquer forma eu me posicionei a favor da resolução que foi proposta por um militante do PSTU. Ao voltar para Niterói acabei tendo um debate com uma companheira de luta no acampamento por conta de minha decisão. O fato é que ela não via sentido em apoiar uma resolução que provavelmente ficará apenas no papel. Embore concorde com ela nesse ponto eu ponderei que isso não poderia me impedir de assumir uma posição, principalmente porque alguém se colocou contra a proposta, usando argumentos absurdos, dizendo que a palavra classista lembrava muito o marxismo e devia ser retirada. No final essa pessoa propôs que se aprovasse a luta por um 'movimento negro articulado". É claro que não dava para me omitir diante de uma proposta dessa, imagina que algo assim passasse. O fato é que as vezes é preciso assumir uma posição, ainda que essa fique apenas no plano simbólico, ainda que a tal resolução, que acabou sendo aprovada, de se promover um movimento negro classista, fique apenas no papel, mas o efeito simbólico de sua aprovação ainda é um avanço se compararmos com a outra proposta.

Nenhum comentário: