quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Notícias sobre a ocupação da UERJ

Extraído do site: http://g1.globo.com

21/09/08 - 19h24 - Atualizado em 22/09/08 - 10h11

ALUNO QUE OCUPAM A REITORIA DA UERJ RECLAMAM QUE ESTÃO SEM LUZ

Segundo universidade, desligamento é rotina nos fins de semana. Protesto conta com 60 estudantes e já dura 13 dias.

Estudantes que ocupam desde o dia 10 de setembro a reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) reclamaram neste domingo (21) da falta de luz no local. Cerca de 60 alunos, que ainda participam do protesto, estariam no escuro e impossibilitados de cozinhar, já que contam com um fogão elétrico. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o desligamento da luz em determinadas áreas da universidade faz parte de uma rotina dos fins de semana que não será alterada por causa da invasão.A estudante de Letras Fabiane Simão, de 29 anos, coordenadora do DCE da universidade, reclamou que saiu para comprar pão e foi impedida de retornar à reitoria. Segundo ela, cerca de 60 estudantes ainda participam da ocupação.


“Estamos sem luz e telefone desde as 14h. Saí para comprar pão e não me deixaram entrar, apenas deixaram buscar a comida. Na nossa avaliação eles estão cansando a gente, porque não querem negociar”, disse a estudante.

Segundo a assessoria da universidade, o desligamento de serviços de água e luz aos sábados e domingos faz parte da rotina da Uerj e não foi posto em prática no último fim de semana porque ocorreu o vestibular.



Reivindicações

No último dia 17, a reitoria da Uerj publicou em seu site, a pedido dos alunos, as reivindicações dos estudantes, entre elas a desistência de processos judiciais que envolvem estudantes do DCE, obras no bandejão no campus, transporte interno, alojamento estudantil e creche universitária, abertura de concurso público para professores, entre outros pontos.

Os alunos continuam acampados na universidade aguardando uma reunião com o reitor. A faculdade não tem uma previsão de data para este encontro.



O reitor Ricardo Vieiralves se submeteu a uma cirurgia torácica na última sexta-feira (19) e, segundo a assessoria da universidade, recebeu alta do CTI do Hospital Pedro Ernesto (Hupe) neste domingo, (21).

Nenhum comentário: