segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Educação à distância

Extráido do site: http://www.nota10.com.br/


Paraná pode exportar modelo para a educação a distância

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), professor Romeu Gomes de Miranda, passou o dia 30 de julho em Cuiabá, Mato Grosso, apresentando para os Conselhos Estaduais do Centro-Oeste a experiência da Região Sul com educação a distância. “Lá eles têm alguns problemas nessa área, como a invasão de um estado em outro”, explica o professor Romeu. “Apresentei para eles o modelo que trabalhamos com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e agora eles estão estudando a nossa proposta”.

O professor Romeu relata que, na região Sul, um estado invadia outro com cursos a distância. “Resolvemos isso com uma normatização de que um estado não cria cursos em outro sem autorização prévia”. Segundo ele, esse é o modelo que os Conselhos Estaduais do Centro-Oeste estão estudando. “Eles estão debatendo em cima do nosso trabalho para adaptá-lo à realidade deles”.


COMENTO: Parece que a preocupação aqui é evitar o que se chama de concorrência predatória, alguns liberais mais ortodoxos diriam, entretanto, que se trataria da formação de um cartel. Da minha parte eu considero lamentável que a questão da educação à distância tenha se transformado nisso. Eu considero que essa é uma ferramenta para ser usada em casos específicos e jamais como alternativa para o ensino presencial normal, muito menos como mais uma oportunidade de se faturar dinheiro dentro do sistema capitalista em que vivemos. Infelizmente é nisso que a coisa toda está se transformando.

Nenhum comentário: