quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Observatório de favelas

Eu estou recebendo sempre relatos sobre essa organização chamada Observatório de Favelas, trata-se de uma ONG que atua no conjunto de favelas do Alemão no Rio de Janeiro. Eu diria que ao contrário de outras ONGs que se formam apenas para arrancar dinheiro de governos, essa surgiu numa época em que esse tipo de atividade não era ainda um "grande negócio". Eu tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos como eles atuam lá, isso na época em que eu fazia parte de um projeto de extensão da UFF chamado Conexão de Saberes. É um grupo que eu acredito ser sério e que está fazendo um trabalho muito bom numa das áreas consideradas mais complicadas do Rio de Janeiro. Na verdade eu acho até que vacilei em não dar mais publicidade às atividades organizadas por eles, algo que eu pretendo redimir daqui por diante. Esse seminário que estão promovendo é a primeira das várias outras que pretendo divulgar nesse blog daqui por diante.



Seminário Nacional de Educação dia 9

Acontece neste sábado dia 9, o 1º Seminário Nacional de Educação. Promovido pela Ação da Cidadania, o evento tem como tema principal "Educação Cidadã pelo Fim do Analfabetismo e da Miséria". O seminário reunirá lideranças locais, educadores e educandos de escolas e universidades, para “discutir e propor estratégias de mobilização da sociedade por uma educação fundamental de qualidade e pela erradicação do analfabetismo funcional”, de acordo com os osrganizadores.

A programação inclui palestras, oficinas e ao fim do dia, a exibição do filme “Pro dia nascer feliz”, seguida de debate com o diretor, João Jardim. Além disso, ocorrerá o lançamento público do “Relatório Sobre de Educação no Complexo do Alemão”. O encontro é gratuito e acontece de 9 às 18 horas, no Centro Cultural Ação da Cidadania.

Educação no Alemão
O documento que contém a análise da situação educacional do Complexo do Alemão é resultado de uma missão de investigação da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação. De 8 a 11 de outubro de 2007, a relatora Denise Carreira apurou denúncias de violação dos direitos educativos de crianças, jovens e adultos que freqüentam as escolas públicas do conjunto de favelas do Alemão.

Segundo dados do relatório, entre maio e julho de 2007, confrontos entre as forças policiais e grupos criminosos da região geraram impactos no sistema educacional e uma “piora das já precárias condições de subsistência da população dessa área”. Os principais problemas são o fechamento de escolas e creches; a diminuição da jornada escolar em algumas unidades; e o impedimento do exercício da função de professores e demais profissionais.

Além da avaliação da situação no Alemão, o relatório contém um conjunto de recomendações destinadas à melhoria deste quadro. Ele será entregue pela relatora, na próxima sexta-feira dia 8, às autoridades do Rio de Janeiro e estará disponível no site do Observatóiro de Favelas a partir do dia 9. No dia 30, acontecerá o lançamento no conjunto de favelas do Alemão.

Os lançamentos do relatório contam com apoio do Unicef e da Unesco e de um conjunto de organizações cariocas, entre elas o Comitê de Desenvolvimento da Serra da Misericórdia, Fase, Ibase, Observatório de Favelas, Raízes em Movimento, Justiça Global, Ação da Cidadania, Centro Bento Rubião/MNDH, Criola, Pastoral das Favelas, Sepe, AfroReggae.

1º Seminário Nacional de Educação
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania, Rua Barão de Tefé, 75 – Praça Mauá
Horário: 9:00h às 18:00h
Inscrições gratuitas

Nenhum comentário: