sexta-feira, 29 de agosto de 2008

As experiências do ENEH

Recentemente eu estive no ENEH ( Encontro Nacional de Estudantes de História ) em São João Del Rey. Apesar de aspectos bem degenerados que eu pude ver naquele encontro, pelo menos duas situações fizeram com que valesse a pena a experiência: primeiro foi a oportunidade de ministrar, como mais três companheiros, de um mini-curso onde abordamos o movimento estudantil como um todo, tanto em relação a sua construção de memória, as suas abordagens e estratégias dentro do movimento social como um todo. Esse mini-curso me garantiu o acesso a leituras que me deixaram uma impressão muito forte. A partir dessas leituras eu me convenci que o grande problema do movimento estudantil é o fato de em sua grande maioria estar voltado para o próprio umbigo, preocupado com questões que não ultrapassam os muros da universidade e mesmo quando atua na luta social, o faz como algo vindo de fora, com um ar de superioridade sobre quem não faz parte da "elite" que estuda em universidade. Estou cada vez mais convencido que o movimento estudantil vive uma crise de concepção. Eu diria mesmo que até a palavra "movimento estudantil", por si só, já é problemática, pois dá impressão de que os estudantes vivem uma realidade a parte da sociedade, tem um texto chamado "A miséria do meio estudantil", que data da época do Maio de 68, que toca nesse assunto de maneira muito profunda, tanto que foi um dos textos utilizados no mini-curso. Essa reflexão foi uma das consequencias de minha participação no mini-curso. A outra boa experiência foi o contato que fizemos com pessoas que têm referenciais muito parecidos com os que temos tentado pôr em prática aqui na UFF com a luta do Acampamento Maria Júlia Braga: O Quilombo do Século XXI, esse contato tem sido mantido numa lista de e-mails que fizemos e que nos permite trocar experiências e textos, não deixando que o contato do ENEH se esfrie. Se não fosse por essas duas experiências eu diria que aquela semana em São João Del Rey teria sido um desastre.

Nenhum comentário: